Videos

Sempre fui fã de Mitologia grega e Mitologia Nórdica (um pouco como o nosso amigo Kratos, não é verdade?). No entanto, os verdadeiros contos de mitologia nórdica, adaptados recentemente por Neil Gaiman, revelam que as coisas não são como a Marvel popularizou no MCU, por exemplo. Será Thor irmão de …

View more

Em Hollywood, os filmes são escritos e planeados até ao ínfimo detalhe. Porém, a magia do cinema acontece quando existem momentos de improviso. Muitas cenas icónicas de filmes aclamados pela crítica contém cenas improvisadas, tais como 1917 - 1 filme de guerra filmado como se fosse somente uma giga…

View more

Antes do apito inicial, o mindset de um atleta tem de estar fortíssimo, para tudo correr bem. Isto aplica-se no futebol e em todas as modalidades: se a cabeça não ajuda, o físico não corresponde. O António Melo, ponta de lança, tornado extremo e também versátil ao ponto de ser médio ofensivo, refle…

View more

Para o cidadão comum, arte e design poderão parecer sinónimos. Não é verdade. Aqui, faz-se a distinção entre Design e Arte, reflete-se acerca dos motivos que fazem uma obra de arte valorizar, o que é ao certo a Arte e porque razão uma banana com fita cola na parede vende e vende bem. Também se abor…

View more

Princípio, Meio e Fim, de Bruno Nogueira, foi um programa que bateu recordes de audiências no domingo à noite, na SIC. O programa contava ainda com a participação de Salvador Martinha, Nuno Markl e um campeão que não me dei ao trabalho de procurar o nome (perdoa-me, campeão). Sinto que a execução f…

View more

A lei de Pareto é uma formulação matemática observada através de gráficos bastantes simples, em que se verifica uma distribuição do tipo 80 20. Alguns exemplos práticos: na Economia, 80% da população possui 20% da riqueza mundial enquanto que 80% dos bens monetários pertencem a 20% da população mun…

View more

A qualidade da trilogia Star Wars da Disney é, no mínimo, caricata (já falei disto no vídeo anterior). No entanto, no que respeita à ética, o que foi feito ao nível do marketing é simplesmente vergonhoso.

No filme de 2015, Star Wars The Force Awakens,. a personagem de John Boyega, Finn, é reduzid…

View more

A saga Star Wars sempre foi uma autêntica máquina de imprimir dinheiro e a trilogia da Disney não foi exceção. No entanto, a Disney foi corrompida pelo lado negro da força e precipitou-se na produção dos 3 mais recentes filmes, visto que a qualidade do produto final ficou aquém do esperado pelos fã…

View more

Estás sem redes sociais e vês o mundo a acabar porque não estás online? Calma, vê este vídeo e acalma a pipoca! As redes sociais são fixes como ferramenta para te divertires, conheceres novas opiniões e, acima de tudo, perderes tempo. Mas não atrofies o teu cérebro, hoje gozamos com a malta que est…

View more

A posição da TVI face ao que aconteceu recentemente no Big Brother com o concorrente Ricardo tem inflamado as redes sociais, com muita gente a exigir a sua expulsão da casa. Peço desculpa por saber isto, são ossos do ofício. A verdade é que o Big Brother há muito que lidera audiências com um progra…

View more

Todos nós já construímos uma árvore genealógica, nem que seja na primária, onde metemos um tio casado com a nossa prima a dar à luz ao nosso irmão? Não? Só eu a confundir graus de parentesco? Viva o Alabama! Hoje falou-se da origem do apelido Baroet e qual o processo adotado para garantir que esse …

View more

A Inês Baroet sacou dos seus conhecimentos legais de Direito e tentou distinguir comigo as diferenças entre América e Portugal, no que respeita à aplicação da lei, o modo como o Sistema Judicial está organizado, a escolha de Júri nos EUA, a independência da Justiça enquanto orgão de soberania e ter…

View more

Eu nunca tive um cão, um gato ou uma tarântula como animal de estimação. Sempre fui mais um adepto de peixes e peixinhos. Porém, a minha professora de filosofia tinha fortes convicções acerca de quem possuía um peixe num aquário. Mesmo que fossem daqueles tropicais com cores que enchem até o olho d…

View more

A Inês Baroet desafiou-me para uma partida de xadrez e o Mestre Nacional Henrique Paiva veio ser árbitro desta loucura do xadrez em Portugal. Recorreu-se a relógio para fazer uma espécie de xadrez rápido, estilo relâmpago. As regras do jogo eram simples: a Inês com 2 mins e incremento, eu com 17 se…

View more

Numa altura em que se discute a viabilização do Orçamento de Estado 2022 em Portugal, parece apropriado refletir acerca da larga distância física entre políticos e o cidadão comum. Curiosamente, essa distância encurta-se no plano virtual, através das redes sociais, em que é possível contactar o Pri…

View more

A praxe acaba por variar de universidade para universidade. Como é que se praxam caloiros em Coimbra? Como é que a praxe está estruturada? Vale a pena ir à praxe? Praxe é humilhação ou integração? O que acontece se um estudante desistir da praxe? Neste clip aborda-se um pouco da vida académica em C…

View more

Ter filhos é sempre aquela questão base num jantar de família em que um tia-avó em vigésimo sétimo grau pergunta porque é que ainda não procriámos. Em jeito de profilaxia, este vídeo tenta perceber qual a melhor opção no que respeita a ter filhos. Será que devemos adotar crianças, dando uma oportun…

View more

A atriz Charlize Theron rapou o cabelo para desempenhar o papel de Furiosa em Mad Max, de George Millar. A esmagadora maioria do elenco da saga da Velocidade Furiosa é careca, talvez pelo quão veloz e furiosamente fazem drifts. As mulheres da guarda pessoal do Pantera Negra, as Dora Milaje, são rap…

View more

Vi isto a acontecer com Heath Ledger, Paul Walker, Sara Carreira a nível nacional e verei isto a acontecer com Chadwick Boseman no futuro de Pantera Negra. A morte de um artista causa impacto na sua área. Quando alguém falece, todos têm algo bom para contar acerca dessa pessoa que partiu. Todos têm…

View more

Relembramos o quão refrescante foi o filme Parasite (Parasitas, em portugal) e a importância de Bong Joon-ho (realizador do Parasite). O filme ganhou imensas estatuetas, incluindo Oscar de Melhor Filme. Neste clip, fala-se das célebres palavras de Bong Joon-ho acerca da barreira das legendas e tamb…

View more

Trabalhar num Motel fora do nosso país parece um desafio interessante. Rapidamente percebi, pelo que a Inês contou, que o desafio ainda mais interessante ficou. O que é suposto fazer quando existe uma discrepância na remuneração? Um contrato apenas é válido se por escrito? Porque é que a terceira q…

View more

Estudar Medicina na Covilhã é fácil ou trata-se apenas de um mito urbano? Abrir vagas em Medicina é bom ou uma faca de 2 gumes devido à falta de médicos especializados? Graça Freitas e Marta Temido vêem ao podcast?

Segmento retirado do episódio 38 do Podcast Azar Cósmico, em que João Guilherme Mat…

View more

Andei a difamar abelhas, membros constituintes da comunidade abelhosa. Como tal, há que pedir desculpas. As abelhas, produtoras de mel, talvez não sejam assim tão más... Este vídeo é a resposta ao Desafio lançado por Diogo Malheiro, no Podcast Azar Cósmico. Se este sketch tiver mel, deixem o likezã…

View more

Adotar crianças é fixe e tal, mas adotar frangos (depenados ou não) está num nível superior na hierarquia de frangos. Adotar galinhas muda a vida, de acordo com alguém, decerto.

Segmento retirado do episódio 38 do Podcast Azar Cósmico, em que João Guilherme Matos conversa com Gabriela Nunes. Episó…

View more